segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DOS FUNCIONÁRIOS DA EXTENSÃO E SEUS FAMILIARES




A Coordenadora Escolar, Esmeralda Freire, em nome do gestor escolar, Benedito Moreira, anfitriou os funcionários ( Ademir, Aldrey, Aristênio, Antonia Carmo, Antonia Costa, Cláudia Roziane, Isaac (Irapuã), Lídia , Luzia Margarida, Marlúcia, Sabrina) e seus familiares para a Confraternização Natalina. A professora Nágela Aguiar, não podendo comparece, fez-se representar pela tia, Antonia Carmo.


Após a abertura pela Coordenadora, que agradeceu, em nome do Núcleo Gestor, todo o apoio recebido pela equipe, finalizando desejou a todos muita saúde, paz e realizações. dando proceguimento, ela passou a palavra ao Professor e Pastor Aldrey Lima que realizou uma oração com todos, que agradeceram a Deus por mais um ano e pediram para o mundo mais paz, amor, tolerância, realizações. E assim foi dado prosseguimento à seguinte programação: Exibição de Vídeo de Mensagem Natalina, Vídeo de Apresentação das Ações realizadas pela Equipe neste Ano produzido pela Coordenadora, Amigo Secreto, Bingo da Amizade,Vídeo de Reflexão e o Jantar que foi preparado com a contribuição de todos.




quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fique por Dentro da Política Nacional! - Dilma nomeia ministros cedendo a pressões

Qua, 22 Dez, 05h43

Por Tiago de Oliveira, especial para o Yahoo! Brasil

A presidente eleita, Dilma Rousseff, fechou as 37 indicações de ministros de seu governo sem conseguir emplacar nenhum peso-pesado da política, nenhuma estrela. A maioria das nomeações vieram do baixo clero, inexpressivos, fazendo prevalecer as pressões dos partidos que apoiaram a eleição da petista.

O ministério que Dilma posará para foto oficial em janeiro contrasta com o governo montado há oito anos por Luiz Inácio Lula da Silva, que conseguiu tirar nomes consensuais do mundo empresarial, jurídico, político e artístico para vir a Brasília.

A presidente eleita não fez valer sua vontade na maior parte dos casos. Dilma não encontrou espaço para o economista Nelson Barbosa, que será secretário-executivo no Ministério da Fazenda, para a antiga colaboradora Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras; assim como para o economista Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O governo Dilma é marcado pela continuidade. Até mesmo aliados da presidente eleita usam de ironia para classificar a nova Esplanada. "A sensação é de que é um ministério velho de continuidade, com indicações dos partidos e do presidente Lula. Ela foi passada para trás", afirmou um parlamentar petista.

Na Saúde, a presidente eleita tentou colocar o médico Gonzalo Vencina, superintendente do Hospital Sírio Libanês. Teve de se contentar com o médico Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais e servidor de carreira da Funasa, que até 2009 ocupava cargos de segundo escalão da Esplanada. No Ministério do Esporte, Dilma gostaria de ter indicado uma mulher, a deputada federal eleita Luciana Santos. Não conseguiu e manteve o atual titular Orlando Silva. Por pressão do presidente Lula, Dilma manteve os ministros Guido Mantega (Fazenda), Fernando Haddad (Educação), Nelson Jobim (Defesa) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).

Dilma indicou o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) para o Ministério da Previdência. Ex-presidente do Senado, o peemedebista teve atuação independente, chegou a desafiar o presidente Lula ao rejeitar uma medida provisória e foi reeleito em outubro graças ao apoio da oposição do DEM. No Ministério do Turismo, o escolhido foi Pedro Novais (PMDB-MA), considerado um deputado sem expressão no Parlamento, o chamado baixo clero. Novais é acusado de usar parte da verba indenizatória a que tem direito na Câmara para bancar uma festa num motel em São Luis.

Não só, fez nomeções por falta de opção como Alfredo Nascimento (PR) nos Transportes, a contragosto. Nomeou Ideli Salvati (PT-SC) para a Pesca por conta da dificuldade de indicar mulheres para o governo. No início da montagem do governo, Dilma afirmou a auxiliares que não usaria nenhum nome de político derrotado nas urnas. Ideli e Nascimento são exemplo disso. Disputaram e perderam os governos de Santa Catarina e Amazonas, respectivamente.

Dilma também teve dificuldade de indicar mulheres. Foram nove mulheres indicadas. No Ministério do Desenvolvimento Agrário, que ela queria colocar a secretária de Planejamento de Sergipe, Mária Lucia Falcón, acabou entrando o deputado federal eleito pela Bahia Afonso Bandeira.

Entre as mulheres a principal aposta da presidente eleita é a futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Petista de carteirinha que ocupava um posto importante, mas de segundo escalão na Casa Civil -a coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento-, Miriam será responsável pela coordenação dos projetos federais. Em outro posto chave estará a petista Tereza Campelo, no Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pela gestão do Bolsa Família.

O ministério de Dilma é bem diferente da equipe que tomou posse com Lula em janeiro de 2003. Na foto oficial, constavam o empresário da Sadia Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), o engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues (Agricultura), então presidente da Associação Brasileira de Agribusiness, o músico Gilberto Gil (Cultura), o advogado Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e o ex-presidente mundial do Bank Boston, Henrique Meirelles, no Banco Central.

O sucesso de um governo não é alcançado somente com nomes, mas com competência política e gerencial dos ocupantes. Portanto, não é possível prever o resultado que trará a equipe de Dilma. O fato é que a presidente eleita teve enorme dificuldade de montar uma equipe por conta de pressões dos partidos e do mentor Luiz Inácio Lula da Silva e o resultado é uma Esplanada sem pesos-pesados.

Confira a lista de nomeados:

Advocacia-Geral da União: Luís Inácio Adams
Ministério da Agricultura e Pecuária: Wagner Rossi
Secretaria de Assuntos Estratégicos: Moreira Franco
Banco Central: Alexandre Tombini
Casa Civil: Antônio Palocci
Ministério das Cidades: Mário Negromonte
Ministério de Ciência e Tecnologia: Aloizio Mercadante
Secretaria de Comunicação Social: Helena Chagas
Ministério das Comunicações: Paulo Bernardo
Controladoria-Geral da União: Jorge Hage
Ministério da Cultura: Ana de Hollanda
Ministério da Defesa: Nelson Jobim
Ministério do Desenvolvimento Agrário: Afonso Bandeira Florence
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior: Fernando Pimentel
Ministério do Desenvolvimento Social: Tereza Campelo
Secretaria Especial de Direitos Humanos: Maria do Rosário
Ministério da Educação: Fernando Haddad
Ministério dos Esportes: Orlando Silva
Ministério da Fazenda: Guido Mantega
Gabinete de Segurança Institucional: General José Elito Carvalho
Secretaria Especial de Igualdade Racial: Luiza Bairros
Ministério da Integração Nacional: Fernando Bezerra Coelho
Ministério da Justiça: José Eduardo Cardozo
Ministério do Meio Ambiente: Izabella Teixeira
Ministério de Minas e Energia: Edison Lobão
Ministério da Pesca e Aquicultura: Ideli Salvatti
Ministério do Planejamento: Miriam Belchior
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres: Iriny Lopes
Secretaria de Portos: Leônidas Cristino
Ministério da Previdência Social: Garibaldi Alves
Ministério das Relações Exteriores: Antônio Patriota
Ministério da Saúde: Alexandre Padilha
Ministério das Relações Institucionais: Luiz Sérgio
Secretaria-Geral da Presidência: Gilberto Carvalho
Ministério do Trabalho: Carlos Lupi
Ministério dos Transportes: Alfredo Nascimento
Ministério do Turismo: Pedro Novais

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PROJETOS "CONSCIÊNCIA NEGRA" E " RECICLAGEM DO LIXO" - ESCOLA SEDE








Os Projetos Interdisciplinares, “Consciência Negra” e “Reciclagem do Lixo”, coordenados pelos professores: Kátia Gomes e Davi Portela – Área de Ciências Humanas – e Francisco Moreira e Clodoaldo Meneses – Área das Ciências Exatas (Escola-Sede) tiveram culminância hoje (17/12), iniciando as ações previstas no plano de ação do último coletivo dos professores da sede, coordenado pela profª. Iêda Lima. A realização do evento deve-se ao grau de comprometimento, competência e consciência dos professores que demonstram seu apoio e abertura em participar e efetivar projetos propostos nos encontros pedagógicos, onde todos sugerem projetos com intuito de implementar a interdisciplinaridade, tornando o currículo escolar vivo.

A coordenadora escolar da Extensão de Ubaúna, Profª. Esmeralda Freire, representando o Núcleo Gestor, participou das apresentações dos alunos do 2º. Ano A e B/Tarde, compostas de paródias, cordéis, teatro, etc., e parabenizou a equipe de professores pelo desenvolvimento exitoso das ações previstas e a qualidade das produções desenvolvidas pelos alunos. Também vale salientar que, em alguns momentos, as apresentações foram intercaladas de debates, indicando o grau de consciência da maioria de nossos alunos, graças ao protagonismo dos professores em serem orientadores e provocadores de jovens cidadãos. Esta é a filosofia da escola em consonância com o objetivo da atual gestão. (Núcleo Gestor – E.E.M. Vilebaldo Aguiar)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PROJETO INTERVALO CULTURAL


















Na última 6ª. feira (3), foi implementado o Projeto Intervalo Cultural na Extensão Ubaúna. A Coordenadora Escolar, Esmeralda Freire, fez a abertura, em nome do Núcleo Gestor da Escola, às 19:30m, destacando o objetivo do projeto que é a valorização da cultura de nossos alunos.

Para abrilhantar a inauguração, o Grupo de Artes Marciais, que tem a frente o Professor Paulo Oliveira (Aroeiras/Coreaú), fez várias exibições e nossos alunos Elieudo Francisco de Aguiar (1º. C/T), Iasmim Santos Silva (1º. A/N), Leidiane Batista da Silva (1º. A/N) e Deuzianne Cardoso Batisita (1º. A/N) - e Matheus Sousa Linhares (2º. A/N) - se destacaram nas apresentações. Na dança, destacamos Matheus Sousa, que imitou o astro pop Michel Jackson e, na música gospel, o aluno Zoranildo Mourão Silva (2º. A/N) .

Devemos ressaltar a apresentação do vários jovens do Município de Frecheirinha, em especial Vítor "Jackson", que teve também uma excelete performace.

Coordenação Escolar

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ENTREGA DE COMPUTADORES AOS ALUNOS QUE TIVERAM DESEMPENHO FAVORÁVEL NO SPAECE 2009




















No último dia 09 de novembro, às 10:00h, foi realizado um evento no salão nobre da nossa Escola-Sede com a presença da representante da CREDE 06, Elizabethe Fernandes, do Núcleo Gestor da Escola, presidente do Conselho Escolar, alunos, familiares, professores e funcionários para prestigiar os alunos que tiveram um desempenho positivo no SPAECE-2009.

Após a fala do Gestor, Benedito Moreira, do representante dos alunos premiados, Xaxandre Albuquerque, e de Elizabethe, os alunos homenageados - Antonio Canuto Neto - 3º. Ano Extensão Ubaúna, Magnun Portela (2º. Ano/Extensão Ubaúna) e Luana (Egressa- Extensão Ubaúna), Camila (3º. ano- Sede), Xaxandre (3º. Sede), acompanhados de pais ou representantes receberam os Computadores enviados pela SEDU/CE .

Vale salientar que a aluna egressa da Extensão de Ubaúna, Luana Costa, recebeu por dois anos consecutivo o referido prêmio (1998 e 1999).

A Coordenadora da Extensão Ubaúna, Esmeralda Freire, parabeniza a todos os 08 (oito) jovens premiados, em especial os representates da Extensão Ubaúna.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA




AS COORDENADORAS, ESMERALDA E IÊDA, JUNTAMENTE COM AS PDT, KATILÂNIA E DANIELA, RECEPCIONARAM, HOJE, EYLA, UMA DAS COORDENADORAS REGIONAIS DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA/CREDE -SOBRAL.

EYLA APROVEITOU PARA ESCLARECER DÚVIDAS SOBRE O PROJETO E DIVULGÁ-LO AINDA MAIS JUNTO AOS PCA'S, BENEDITO AGUIAR (BOB) - ÁREA DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA - E IVANEIDE FERNANDES - ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS -, BEM COMO OS PROFESSORES, IZAURA E FRANCISCO.