sábado, 26 de junho de 2010

NÃO DEIXE PASSAR ESTA OPORTUNIDADE: ENEM (INSCRIÇÕES DE 21/06 A 09/07)

Habilidades testadas nos itens do Enem

1 – IDENTIFICAR VARIÁVEIS

Consiste em identificar as informações relevantes em um texto ou ilustração e selecionar os meios necessários para sua interpretação. (competências testadas: 1,2,3)

2 – COMPREENDER GRÁFICOS

Em um gráfico cartesiano (ordenadas e abscissas), sobre tema socioeconômico ou técnico-científico, identificar e analisar valores das variáveis, intervalos de crescimento ou redução e taxas de variação.(competências testadas: 1,2,3)

3 – IDENTIFICAR TENDÊNCIAS

Compreender dados estatísticos, interpretá-los e tirar conclusões que possam ir além das informações oferecidas, estabelecendo tendências e possibilidades. (competências testadas: 1,3,4,5)

4 – TRANSFORMAR LINGUAGENS

Diante de uma situação-problema, apresentada na listagem de certa área do conhecimento, identificar a mesma formulação em outras linguagens – por exemplo, em texto e gráfico. (competências testadas: 1,3,4)

5 – IDENTIFICAR O CONTEXTO DE LITERATURA E ARTE

Apontar o contexto histórico, social, político e cultural de textos literários selecionados e concepções artísticas apresentadas. (competências testadas: 1,4,5)

6 – CONHECER AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Com base em texto, analisar funções de linguagem, reconhecer variantes lingüísticas e estabelecer relações entre as linguagens coloquial e formal. (competências testadas: 1,2,4)

7 – ENTENDER AS TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA

Identificar a conservação e as transformações de energia em diversos processos de geração e uso e comparar recursos e opções energéticos. (competências testadas: 2,3,5)

8 – COMPREENDER O MEIO AMBIENTE

Analisar criticamente as conseqüências ambientais, econômicas e sociais dos processos de uso dos recursos naturais, materiais e energéticos. (competências testadas: 2,3,5)

9 – ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Além de conhecer e saber qualificar as mudanças no estado físico da água, é preciso compreender e valorizar sua importância na manutenção e no equilíbrio da vida. (competências testadas: 2,3,5)

10 – ENTENDER AS ESCALAS DE TEMPO DAS TRANSFORMAÇÕES DA TERRA - Usar e entender várias escalas de tempo para descrever transformações no meio terrestre, origem e evolução da vida, variações populacionais e mudanças no espaço geográfico.(competências testadas: 2,3,5)

11 – IDENTIFICAR PADRÕES NOS SERES VIVOS

Analisar e identificar pontos em comum nas estruturas e na evolução dos seres vivos, usando conhecimentos de física, química e biologia.(competências testadas: 1,2,5)

12 – COMPREENDER INDICADORES DE SAÚDE

Interpretar diversos indicadores para analisar fatores socioeconômicos e ambientais ligados às condições de saúde e ao desenvolvimento de grupos humanos. (competências testadas: 1,2,3,5)

13 – VALORIZAR A BIODIVERSIDADE

Reconhecer a importância da biodiversidade para a preservação da vida na Terra, relacionando as condições do meio ambiente e a intervenção humana. (competências testadas: 1,2,4,5)

14 – CONHECER FORMAS GEOMÉTRICAS

Considerando-se diferentes formas geométricas planas e espaciais, reais ou imaginárias, conhecer suas propriedades, relacionar seus elementos, calcular comprimentos, áreas e volumes, e utilizar o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade. (competências testadas: 1,2,3,4,5)

15- CALCULAR PROBABILIDADES

Reconhecer o caráter aleatório de certos fenômenos e usar processos de contagem estatística e cálculo de probabilidades para resolver problemas. (competências testadas: 2,3,5)

16 – CONHECER OS TIPOS DE POLUIÇÃO

Deve-se conhecer bem os principais tipos de poluição, suas fontes, causas e as conseqüências sobre os ecossistemas e estruturas produtivas, bem como as formas de reduzi-la, controlá-la e combatê-la. (competências testadas 2,3,5)

17 – ENTENDER PROCESSOS PRODUTIVOS

Na obtenção e produção de materiais e insumos energéticos, identificar etapas, calcular rendimentos, taxas e índices do processo produtivo e analisar suas implicações sociais, econômicas e ambientais. (competências testadas: 2,3,5)

18 – VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL

Prezar a diversidade étnica, cultural e artística dos povos, sabendo identificar épocas, sociedades e lugares das manifestações. (competências testadas: 1,2,5)

19 – CONFRONTAR DIVERSOS PONTOS DE VISTA

Confrontar interpretações de situações ou fatos de natureza, identificando suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares. É preciso saber comparar pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados. (competências testadas: 3,4,5)

20 – COMPARAR PROCESSOS

Comparar processos de formação socioeconômica, como o mercantilismo e a globalização, e relacioná-los com seu contexto histórico e geográfico. (competências testadas: 2,4,5)

21 – COMPREENDER FATOS HISTÓRICOS

Dado um conjunto de informações sobre uma realidade histórico-geográfica, contextualizar e ordenar os eventos registrados, compreendendo a importância dos fatores sociais, econômicos, políticas e culturais. (competências testadas: 2,3,4)


Nenhum comentário:

Postar um comentário